Sala Sensorial: Estimular para DIGNIFICAR VIDAS

Objetivo: 
785 €
Prazo limite: 
11/05/2018 - 18:00
Localização: 
Mirandela

Sobre o projeto

O Projeto «Sala Sensorial: estimular para DIGNIFICAR VIDAS» tem como principal objetivo adquirir materiais específicos de estimulação sensorial para serem usados na intervenção com os utentes internados Unidade de Cuidados Continuados (UCC) da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, principalmente, com aqueles que sofrem de Demência.

Temos 42 pessoas internadas, e mais de metade está diagnosticada com Demência como é o caso das doenças de Alzheimer, Parkinson, Senilidade, entre outras. Seja qual for a Demência, estamos cientes de que é uma doença degenerativa e irreversível. Nos dias que correm, vemos que são prestados a estas pessoas os cuidados básicos de higiene e conforto físico, mas é necessário irmos mais longe. Apercebemo-nos da escassez de intervenções/actividades que ajudem as pessoas com a Demência a lidar com a sua doença de forma mais pacífica. Falta cercá-las de solicitude, providenciando-lhes conforto e segurança emocional. Elas podem não se lembrar, mas continuam a sentir... o aconchego de um carinho… a alegria, o medo e a tristeza… sabem do que vale o poder de um sorriso… entre outras tantas coisas! A pessoa com a Demência também precisa de ser estimulada e de participar em actividades significativas!

Há 2 anos iniciámos a construção de uma Sala Sensorial vocacionada para trabalhar essencialmente com essas pessoas. Conseguimos uma parte significativa de materiais lúdico-terapêuticos e próprios da terapia sensorial, estando em falta a aquisição do seguinte item: Projetor com Disco Magnético de Efeitos.

Ajude-nos a conseguir o material em falta. Ajude-nos a despertar sorrisos. Enfim, ajude-nos a dignificar as suas vivências, subtraindo o sofrimento, a solidão e a tristeza inerentes à Doença!

Sobre Santa Casa da Misericórdia de Mirandela

A SCMM é uma Instituição de Solidariedade Social, cuja atenção primordial se centra no apoio e acolhimento de crianças, jovens e idosos. O nosso objetivo é fornecer atividades, intervenções, alojamento aos clientes e apoio de qualidade às suas famílias, satisfazendo as suas necessidades e expectativas assim como estabelecendo parcerias.

A Unidade de Cuidados Continuados (UCC) – João Paulo II de Mirandela abriu em Setembro de 2014 e funciona no 4º piso do Hospital Terra Quente. Atualmente, constituída por 42 camas (22 da Unidade de Média Duração e Reabilitação e 20 da Unidade de Longa Duração e Manutenção), a UCC visa prestar cuidados continuados de saúde às pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência/ doença temporária ou permanente.

O trabalho feito na Sala Sensorial é feito por uma Psicóloga, uma Terapeuta Ocupacional e uma Animadora sócio-cultural. Tratam-se de profissionais experientes que dinamizam as actividades de estimulação cognitiva, de snoezelen e de animação sócio-cultural.

Orçamento e prazos

De acordo com o orçamento solicitado à empresa Sem Barreiras, o “Projetor com Disco Magnético de Efeitos” custa 784,70€.


Imagens